domingo, 27 de novembro de 2011

O primeiro show...

Lembro desta história em seus detalhes. O ano de 1988, recém tinha começado, estávamos em fevereiro, ou março, e num sábado sai, numa notinha, a notícia: "O Jethro Tull vai tocar em Porto Alegre,  no gigantinho, em agosto." Em seguida, liguei pro meu primo - que por muito tempo foi meu colega de shows - para dar a boa nova: "Cara, o Jethro Tull vai tocar aqui. Vamos,né?" e ele "Lógico."
Numa época em que éramos estagiários e, portanto, ganhávamos pouco...a ideia era torcer para que o ingresso fosse barato e é importante dizer que shows gringos por aqui eram verdadeiras raridades. Portanto, cada vez, cada show, poderia ser a última. Assim, cada oportunidade deveria ser muito bem aproveitada.
Ficamos, mais de meio ano, curtindo a ideia de irmos ao nosso primeiro show internacional.
Para quem tem 20 anos ou menos, vou dar uma dica: estamos num mundo sem celulares, sem internet...
Eu trabalhava em uma firma na zona sul de Porto Alegre e, na semana anterior ao show, fui ao Centro da cidade e comprei daquelas bancas de hippies, que tinham na Praça da Alfândega, uma camiseta que usaria no show. (Uma pena te-la passado adiante)
O combinado era: nos encontrarmos em alguma lancheria perto do Gigantinho, fazer um lanche e ir pra fila.
O Jethro Tull comemorava 20 anos de carreira...e depois de muitas mudanças na formação restavam apenas Ian Anderson, dono, líder e simbolo do Tull e seu fiel escudeiro, o guitarrista Martin Barre.
No dia, tudo correu conforme combinado: já dentro do Gigantinho ficamos na arquibancada e de lá, vimos a banda entrar de muleta, cadeiras de roda e/ou de pernas enfaixadas..tudo isso uma ironia aos críticos que os chamavam de velhos. A banda fazia também uma tour de lançamento do disco (nota 5) Crest of  knave.
O show durou quase 2 horas, desfilaram inúmeros sucessos, faixas do disco da tour...e ficou para sempre daquele show: a sensação do primeiro show gringo e o solo com "garota de ipanema" na flauta de Mr. Anderson para depois apontar para o guitarrista e este iniciar o riff de "Aqualung".

Inesquecível para dizer o óbvio.

5 comentários:

  1. Hahahahaha, muito criativa a ideia deles de entrarem de muletas e cadeira de rodas... um belo tapa na cara dos críticos!

    Pior que muitas vezes depois desta data eles se apresentaram e continuam ativos até hoje enquanto bandinhas da moda já deixaram de existir... eu próprio assisti eles já faz uns dez anos e os caras são uns motores de energia!

    ResponderExcluir
  2. Muito legal o blog vou ser leitor fiel!! sempre é bom ouvir a voz da experiência!!

    ResponderExcluir
  3. Eu estava lá nesse show do Tull, ainda guardo o canhoto do ingresso. Espetacular.
    Não foi meu primeiro show internacional, foi o Van Halen, em janeiro de 1983. Teria sido o Queen em 1981, mas o show de Porto Alegre foi cancelado.

    ResponderExcluir
  4. Jethro Tull para mim é uma das melhores bandas da história do Rock and Roll... foi o primeiro show que assisti de uma banda Internacional, no Teatro do Sesi em 2005,se não me falha a memória... foi uma das melhores coisas que lembro ter feito na minha vida, jamais vou esquecer... depois tive o prazer de assistir novamente no auditório Araújo Viana e espero poder vê-los, pelo menos mais uma vez, e que tenha uma nova data em breve para essa tur que passará por Porto Alegre...

    ResponderExcluir
  5. meu primeiro show internacional foi c o santana no ginasio david gusmaao do gremio tina 13 1nos , esse tb tenho o poster do jethro tull e fui a esse show e outros mais do jethro em porto alegre escrevo hj um dia apos o jt se apresentar em porto alegre e fico c saudades porem ian nao consegue masi cantar ...

    ResponderExcluir