quinta-feira, 5 de janeiro de 2012

Outros Shows...

Meus caros e minhas caras. Já deu pra notar que, de repente, Porto Alegre tornou-se parada obrigatória para muitos shows internacionais de muita qualidade. Esta boa safra começou, pelo menos para minha geração, a partir de 1988 com o show do Jethro Tull. Dali em diante, uma série de shows chegaram... Isso que eu só tô reportando os shows que eu fui...shows de bandas grandes. É bom deixar claro que muitos guitarristas de rock, heavy ou blues fizeram e fazem show na capital gaúcha. Apenas para citar alguns, Steve Vai, B.B.King...

E, entre outros shows, Mark Knopfler, Lenny Kravitz, Living Colours.

O Show do Living Colour, o primeiro - pois pesquisei e descobri que eles voltaram cinco anos depois, ocorrido em 2004, aconteceu com relativo atraso. A banda teve seu auge nos anos 90. Lançou cds como "Vivid", "Time's Up" e desfilava, em sequência, músicas que viraram clássicos "Love rears its ugly head", "Cult of personality", "Elvis is dead", entre outros.
Este show foi assistido por, no máximo, mil pessoas em um Gigantinho que cabe, com relativa folga, 13 mil... Mas, para quem foi, como eu....valeu muito a pena.

O líder do Dire Straits chegou em Porto Alegre na noite de 04 de abril de 2001 e desfilou clássicos de sua banda como "Sultans of swing", "Money for nothing", "Romeo and Juliet" entre outros. Na época, Mark estava em tour do cd "Sailing to Philadelphia". Para quem já viu este guitarrista em ação, sabe que ele é dono de uma técnica única: ele não usa palheta, o que dá um aspecto "limpo" ao som de sua guitarra e de seus solos.





Lenny Kravitz veio a Porto Alegre em 2005 e fez seu show no Estádio Olímpico. Até hoje me pergunto porque a produção colocou um show daqueles num estádio de futebol? Um show como aquele lotaria, por exemplo, o Gigantinho... Evidentemente que não teve lotação esgotada no Estádio. Com a sua pegada "rocker" tradicional, desfilou com guitarras como esta flying V da foto...
Evidente que petardos como "Are you gonna go my way", "Again", "American Woman" entre outros, não faltaram...

O público saiu extasiado de um show como este.

Uma pena que não se repetiu.

Bem que poderia.


Um comentário:

  1. Eu estava no Gigantinho para ver Mark Knopfler. Inesquecível. Lamentável o público pequeno e gente que vi ir embora ao longo do show. Os fãs de momento. Não acompanharam a evolução do Artista. Queriam ainda ver o Dire Strait de 1979, 1980.
    Belo texto. Parabéns.

    ResponderExcluir