Começo dizendo uma coisa: a atual geração de roqueiros tem muita, mas muita sorte, mesmo. Lembro que, logo depois do Rock in Rio (1985), fiquei pensando que jamais conseguiria algum disco de alguma daquelas bandas. Pois para conseguir material pirata era algo impensado e , provavelmente, CARO!
Para terem uma ideia, um dos pontos de encontros de metaleiros e rockers em geral, na época, era a loja - saudosa, desde já!- Megaforce. Lembro de uma vez "anunciarem" - o anunciarem é entre aspas, porque era o bom e velho boca a boca...o pessoal falava um para o outro e assim a coisa ia. Não tínhamos as "redes socias" de hoje, ou, nossa rede social era o pátio da escola...- um show do Iron Maiden. O tal do show era uma gravação prá lá de pirata- nada de usar celular com camera ou mesmo máquina digital, esquece! - de um show da banda na Europa. A Megaforce - que era pequena ficou lotada e ficou gente no corredor do Centro Comercial, hoje díriamos Shopping Center - Independência. Até porque o Iron Maiden, até então, nunca cogitara voltar ao Brasil, o que dirá tocar em Porto Alegre. Ainda bem que já pude ve-los duas vezes em Porto Alegre depois disso.
Discos de vinil,as tais bolachas, quando se via alguma pirata era caríssima. Lembro de conseguir uma gravação do show do Whitesnake no Rock in Rio, através de uma amiga que reencontrei no Facebook (Carla, um abraço), em VHS e aquela fita durou,rendeu.Na real, valia ouro.
Atualmente é tudo muito fácil, fazer gravação pirata de shows...é muito simples hoje, olhem nestes sites de videos e concordarão comigo. Faz pouco tempo comprei dois dvds de shows do Whitesnake na década de 80 e,se tu quiseres, tu encontras dvd's de shows do Ozzy na tour "Speak of the devil", evidente que a qualidade do material, digamos, "Vale pelo registro". Saca? Pois é...
Naquele tempo, era tudo mais difícil e, possivelmente por isso, a gente valorizava mais. Fico com a impressão que a atual geração não dá o devido valor a este tipo de gravação..até porque, literalmente, qualquer pessoa faz. Um abraço a todos!
Até a próxima!
P.S.: Não esqueçam do botão de "Curtir" ali ao lado.
Nenhum comentário:
Postar um comentário