sábado, 31 de dezembro de 2011

SABBATH, OZZY....tudo em PORTO ALEGRE!!!

Entre tantas bandas,que sempre sonhei assistir, estava aquela que criou clássicos (no Metal é CLÁSSICO. Nos outros estilos..é "hit!") como "Paranoid", "War Pigs", "Heaven and Hell".
Depois de anos sem esperar, até porque nunca se imaginou um show destes em Porto Alegre, surge a notícia: o Black Sabbath irá tocar em Porto Alegre, com a formação com Ronnie James Dio. Era a tour de lançamento do cd "Dehumanizer". Isso lá, no ano de 1992...











Este é o ingresso, ou o que sobrou deste registro...deste evento...Ronnie James Dio, Gezzer Buttler, Toni Iommy e Bill Ward... além de tocarem algumas músicas do disco da turnê, tocaram, praitcamente todo, o disco LIVE EVIL, de 1980.

Este é cartaz daquele show. Aqui um agradecimento todo especial ao Nilsinho, por enviar esta raridade. Valeu, irmão!
Eu nem lembrava deste cartaz...
Lembro que, muito tempo depois, ainda recordavamos daquele show em seus detalhes.
Evidente que o comentário, no pós-show, era "Agora falta o Ozzy."
Faltava..até 2011. agora não falta mais!









Porto Alegre ainda estava sob o impacto do espetáculo do beatle Paul Mccartney, em um Beira-Rio lotado, quando é anunciada a vinda de, ninguém menos, que Ozzy Osbourne. Isso mesmo, Ozzy estaria entre nós!!!


O Gigantinho lotado, lembro que tinha um jogo do Inter no Beira-rio nesta noite pela Libertadores, e aqui um registro de que como a platéia agitou neste showzaço.
 Ozzy em ação...em um de seus clássicos!
Ozzy faz o ginásio pular insandecido, como se fosse uma pessoa só, em clássicos como "Crazy Train", "Paranoid"...












A hipnose do Heavy e a sua platéia.
E, mais uma vez, assistimos este show na companhia do amigão Nilsinho. Valeu, bruxo!!!












E claro, depois do show do Ozzy, a questão era: "Falta agora um show do Sabbath com a formação original." E, pelo visto, nossas preces foram atendidas....pois o Black Sabbath, com a formação original, anunciou uma megatournê e um cd de INÉDITAS!!!
Bem, agora é esperar que venham a Porto Alegre...

Um 2012 muito Rock'n'roll para todos vocês!!!

P.S.: estão liberados os comentários no blog.

sexta-feira, 30 de dezembro de 2011

Informação Importante

Meus amigos e amigas! Depois de muito apanhar...consegui fazer com que vocês pudessem comentar os textos do blog.
Ufa!!!


                                                              Sintam-se à vontade!

Revistas Posters

As recordações, de alguma banda que a gente gosta, podem ser desde um disco (ou cd) até uma camiseta, uma faixa de testa, uma foto, ou ainda...uma Revista Poster. Nem sei se existe material como estes à venda nas bancas por ai...


Nos anos 80, mais precisamente depois do Rock in Rio de 1985, começaram a surgir nas bancas de revistas este material que tinha vários tamanhos, inclusive o maior que já vi: 1,10 x 0,80. Quando começaram a sair as tais revistas posters, eu comprei todas que vi, das mais variadas bandas Jethro Tull, Judas Priest, Iron Maiden, Deep Purple...até aquelas temáticas dos shows de algumas bandas no Rock in Rio daquele ano (AC/DC, Whitesnake, Iron Maiden...) Estes últimos de tamanho menor em relação aos 1,10x0,80.

Em muitos meses da minha adolescência colei estas revistas na parede do meu quarto. O problema era a umidade de algumas épocas do ano, o que me fazia renovar as fitas adesivas. Em algumas destas revistas, tinha-se toda a discografia da banda, além de textos de jornalistas que tornaram-se músicos , como por exemplo, Paulo Ricardo (futuro, hoje ex-lider, da banda RPM), que além de fazer o texto, deu uma de tiete,  tirando foto ao lado do Bruce Dickinson....



Estes outro exemplares são um pouco menores, mas não menos importantes na minha coleção. A foto abaixo é a contracapa daquele "Rock Censurado."

Esta é da série "Sem meias palavras".
Até uma próxima...e se não nos vermos...um ROCK'N'ROLL 2012 para todos e todas!!!

segunda-feira, 26 de dezembro de 2011

Eric Clapton in Porto Alegre

Como eu venho dizendo, desde o primeiro tópico, quem acompanha algum artista ou banda, sempre deseja ve-lo. E um dos meus idolos sempre foi Eric Clapton. Sempre quis assistir a um show dele com os clássicos "Layla", "She Don't lie (Cocaine)", "Wonderful Tonight" entre outros clássicos...
E não é que em 1990, o cara aportou aqui?
Evidentemente que, naquele ano, a vinda de Eric Clapton foi cercada de tragédia. Alguns meses antes (show já marcado e tudo), depois de um show coletivo, partiria um helicóptero que Clapton usaria para seu deslocamento. Porém, um pouco antes de seu embarque, o também guitarrista Steve Ray Vaughan pediu seu lugar naquele voo, sob a justificativa que precisava "chegar antes de Clapton". Eric Clapton cedeu seu lugar no helicóptero para saber depois, que o mesmo voo, chocou-se em uma montanha matando todos os tripulantes.

O show aconteceu aqui em 1990, foi um dos melhores que eu já vi  e Clapton retornaria outras duas vezes à Porto Alegre. Na segunda oportunidade, também cercado de tragédia, a morte de seu filho, com cinco anos apenas, afogado na piscina de casa. Para celebrar a memória de seu filho, Clapton cria o -já clássico- "Tears in heaven."


Em 2011, ocorre o terceiro retorno deste mito das seis cordas e, desta vez, ele veio sem tragédia alguma por perto. Veio, fez seu show, desta vez bem focado num clima mais blues.








Nesta foto, estamos eu e a Lu, momentos antes do show do Eric Clapton, o terceiro dele em Porto Alegre. Ao fundo, o palco. Foi um show memorável...

 De uns tempos prá cá, eu tenho comprado camisetas dos shows em que eu vou. Até para ter mais um objeto de registro daquele evento.













Uma coisa que eu achei engraçada nesta camiseta do show do Eric Clapton foi que ele ficou marcado pelo uso de guitarras Fender e os caras da produção...que venderam camisetas como esta das fotos, colocam uma guitarra modelo Les Paul. Ele até usou...mas muito menos do que as Fender. As camisetas vendidas "extra-oficialmente" estavam com o modelo de guitarra correto. Que coisa, né?

Mas, o que vale mesmo, é saber que Eric Clapton continua com toda a vontade. Seus shows são verdadeiros eventos. O público varia de jovens de seus 14 ou 15 anos até seus pais e mães...
Como dizia aquele grafite "Clapton is God."




quinta-feira, 22 de dezembro de 2011

Das raridades...

Eu coleciono discos (vinil e cd) desde1983. O primeiro disco que eu ganhei foi o "Pipes of peace", de Paul Mccartney, aquele que tem "Say,say,say" entre outros sucessos...

Eu ia comentar um outro disco de vinil, fui buscar algum titulo, quando encontrei mais um compacto.
Este compacto é uma produção do Instituto Cultural Roberto Morena e tem duas versões do hino da "Internacional Socialista". Provavelmente devia ser vendido em congressos partidários ou mesmo estudantis. Eu desconheço a origem deste compacto, pois era da coleção do meu irmão e hoje achei no meio da minha coleção. Em um dos lados tem a versão instrumental e no outro, com coral.

Este é o compacto que cito neste tópico. O hino que contem este disco é uma referência histórica ao movimento operário e de trabalhadores do mundo todo até os dias de hoje. Mesmo em tempos de Internet e desfragmentação das relações sociais, tu "conheces" pessoas do mundo todo, através das redes socias, mas não te identificas com aqueles que vivem na tua cidade, no teu bairro, na tua rua, esta canção permanece atual.
Um forte abraço a todos e todas e sigam comentando o blog, sugerindo pautas.

Até mais ver...

sábado, 17 de dezembro de 2011

Iron Maiden em Porto Alegre!

Pois bem, meus amigos, a gente passa uma adolescência inteira, ou quase, aguardando a(s) nossa(s) banda(s) predileta(s) e, de repente, anunciam uma após outra. A grande questão existencial, a partir daí, é fundamentalmente uma só: E GRANA? SERÁ QUE EU VOU TER GRANA PRA VER TODAS?

Para minha sorte, por isso que mantenho esse blog, sim...eu tive grana pra ver os shows que sempre sonhei. E ainda aguardo outros shows: AC/DC, STONES, RUSH (veio mais eu  não fui!)... Não custa sonhar, né?

Quando o Iron Maiden veio a primeira vez - que poderia ter sido a última - a Porto Alegre, era a turnê do disco/cd "Fear of the Dark". A banda vinha com uma formação muito boa. Dispensa dizer que tocaram muitos sucessos que fizeram -e fazem- a carreira vitoriosa da banda.

O show durou, aproximadamente, duas horas e tem uma história que eu sempre conto. Então, lá vai:
Em alguns destes shows, o meu primo Luis Mauro foi comigo, grande figura. E, ao final do show do Iron, ele fã maluco que é -era?- me disse o seguinte: cara, preciso comprar alguma coisa para marcar este show.", "Camiseta da tour, todo mundo vai ter. Tu precisas de algo que ninguém vai ter. Algo realmente raro...daqui a 10, 20 anos.", "O que?", "Calma, a gente vai descobrir." (esse diálogo ocorreu na descida das arquibancadas do Gigantinho, até a rua).
Depois disso, paramos em frente a banca que vendia as camisetas da tour e o Mauro pergunta pro vendedor: "Cara, quanto custa a.....(olha pra parte de baixo da banca e vê uma faixa toda em ingles, anunciando o show! Bingo, tá o tal item raro comentado na conversa!!!)..a faixa?), "Que faixa?, pergunta  o vendedor atônito, "Essa aqui!, aponta meu primo", "X! (evidente que ele não disse X, é que faz tanto tempo e mudou-se tanto de moeda neste país que eu não recordo o valor!). Mais que imediatamente, meu primo sacava o dinheiro da carteira, enquanto eu enrolava a mesma em seus mastros.

A faixa tá na casa dele até hoje!

Em 2008, a banda retornou na tour "Somewhere back in time", fez mais um de seus shows competentíssimos e, além do ingresso que tá na foto, vazou o show completo em dvd. Este dvd deve ter sido copiado por meia Porto Alegre. Se eu tenho uma cópia??? Fica na imaginação de vocês...


Aí estão os ingressos dos shows da Donzela de ferro. Foto da faixa??? Vou ter que pedir pro Mauro, será que ele manda???

sábado, 10 de dezembro de 2011

Mini-Lps

Desde que comecei a colecionar discos (sim, daqueles de vinil), ouvia/lia falar dos tais "Ep's". O problema é que  no Brasil, nunca se incentivou a cultura dos "Ep's", ou mesmo singles...Evidente que, na atualidade, este tópico tem pouco sentido para a geração "mp3/pendrive", uma vez que o próprio cd esta(ria) com os dias contados.
Lembro que um dos motivos para que os "Ep's" não vingarem, foi o preço, o equivalente a um Lp comum.
Pois, nos anos 80 aconteceram algumas tentativas de lançamentos de "Ep's" ou "mini-lps"...

 Este Mini-Lp do Jimi Hendrix é composto de 5 músicas, entre elas, a versão para o hino norte-americano "the star spangled banner", "All along the watchtower", além é claro da faixa "Johnny B. Goode". São gravações em shows diferentes. Vale pelo registro.
Quando eu frequentava lojas como Megaforce, para adquirir meus discos, surgiram "Ep's" do Iron Maiden, Eram quatro títulos, todos prensagem argentina. Eu comprei dois deles: "2 minutos para la medianoche" e "Mujeres Uniformadas".
O primeiro tem apenas três faixas, sendo que a faixa maior é um bate papo dos componentes da banda num estúdio. Isso já na fase "Bruce Dickinson".
Já o segundo "Mujeres Uniformadas", também três faixas, mas todas são músicas.e na fase "Paul Dianno", tanto um quanto o outro vale pelo registro.

Apesar de garantir que todos os títulos citados sejam item de colecionador, deixei  o melhor para o final. A banda Plebe Rude surge com um Minii LP, com sete músicas, entre elas -algumas que tornaria-se hit - "Até quando esperar", Johnny" e "Proteção".

Apesar de todo saudosismo deste tópico, já se verifica o lançamentos....o problema destas reedições...é o preço.

Um forte abraço a todos e todas.


terça-feira, 6 de dezembro de 2011

Santana em Porto Alegre

Imaginem que vocês estejam planejando o que fazer no aniversário e, até uma semana antes, nenhuma ideia surgia. De repente, anunciam que o guitarrista Carlos Santana viria a Porto Alegre para um show único no Gigantinho. De repente, outro problema: $$$!
Querer ir ao show era uma coisa, poder ir...bem...isso era OUTRA! Como ir? Sem grana? Afinal, sendo estagiário, a grana, quando existe, é curtíssima. Naquele período, meu amigo Nilson, conhecido como Nilsinho, me liga: "Cara, vamos no show do Santana?", "Bah, só vou se ganhar ingresso. Parece que vão sortear no rádio. Se eu ganhar, eu vou. Se não, fico pelo caminho. Vamos aguardar..."

De repente, uma rádio de Porto Alegre, anuncia sorteio de ingressos para o show e depois de ligar, o ingresso já era realidade. "Nilson, vamos no Santana?", "Conseguiu ingresso?", "Sim, sorteio.", "Não acredito. Hahahaha. Vamos sim..."

 Ao lado, o comprovante daquele ingresso. E agora, o detalhe, lembram o comentário que eu não conseguia planejar nada para o meu aniversário daquele ano? Pois é, agora eu tinha algo muito importante para comemorar a data! Sim, a data do show..era justamente do meu aniversário. O combinado foi feito: recebi familiares durante o dia, para sair de casa depois das 19h e ir ao show.

Aquele show do Santana deve ter sido assistido por, digamos, 1500, 2000 pessoas. No máximo!!! Tanto que ficamos na pista. Lembro que, antes do show, passou pela gente uma guria com a camisa da produção e eu, cara de pau muito maior que hoje, perguntei: "Moça, como eu faço para ter uma camisa igual a tua?", "Participa de uma produção..que tu consegue." Tomo? hahaha..hoje eu dou risada.

Passaram-se 10 anos para o mago das guitarras, voltasse á nossa convivência, mesmo que por algumas horas. Em 2006, ano mágico para mim, Santana lançava o cd "SuperNatural", puxado pelo megahit "Smooth". Fomos eu, a Lu, e a Karla e uma amiga dela, também chamada Luciane. Lembro que estávamos conversando sobre o que esperar daquele show e eu comentei "Espero que seja melhor ou igual ao primeiro.", "Primeiro? Ele já tocou aqui?", "Sim, em 1996. Eu fui..."
Evidente que este show de 2006 era expectativa de casa cheíssima. E, não deu outra. Gigantinho lotado, para um show épico.
 Agora, alguns registros do show de 2006.

Eu e a Lu, antes do Show...na expectativa...
Aqui a gente, já depois do show...com um cansaço visível...mas satisfeitos...

Um forte abraço a todos e todas e façam seus comentários aqui no blog, a respeito dos textos.
Afinal vocês também fazem o blog e este blog é da gente.